ROLOU NO ENTENDA WEB

Como criar páginas estáticas para seu blog do Blogger

By Laert Valois - domingo, 8 de setembro de 2013 20 Comentários
Um recurso interessante que o Blogger oferece é a criação de páginas estáticas de forma rápida e fácil. Para que seu blog tenha uma aparência mais profissional você pode criar páginas que não são datadas como "Contato", "Sobre", "Política de Privacidade", "Parceira", entre tantas outras, vai depender de sua necessidade e criatividade.

Antes de mais nada acho bom deixá-lo informado que esse recurso está disponível apenas para os templates padrão do Blogger que não foram modificados. De qualquer forma já percebemos que alguns modelos mais antigos, ou templates customizados, aqueles que não são padrão do Blogger, também aceitam o recurso sem muitos problemas. Mas não se desespere caso o seu template não aceite de forma automática pois, ainda assim, há formas de edição do código do template para fazê-lo funcionar e veremos como no final do artigo.

Vamos lá então, entender como isso funciona:

Inserindo as páginas estáticas

  1. Acesse o painel de administração do seu blog e clique em "Páginas".
  2. Clique em "Nova página".
  3. Agora clique em "Página em branco"
Será aberto agora o editor da página, onde você deverá incluir o conteúdo que deseja. Preste atenção às áreas indicadas na imagem abaixo,
  • A área verde é onde você deverá postar o conteúdo.
  • Na área vermelha você encontra as configurações da página, onde aconselho você não permitir comentários dos leitores (não tem muito sentido uma página de contato, por exemplo, conter comentários dos leitores). Marque a opção "Não permitir" e depois em "Concluído".
  • Por último, a seta apontada para o botão "Publicar", que você deverá clicar após tudo concluído.

Posicionando um link para a página estática

Até o momento tudo o que você fez foi criar a página estática. O próximo passo é posicionar um link para que seus leitores possam encontrar esta página. Não se assuste, o Blogger permite que você faça isso de uma forma muito simples.

Assim que você clicar em "Publicar" irá ser redirecionado para a página de criação de páginas, mas desta vez terá uma nova opção: "Mostrar páginas como". Clique e escolha na opção que você deseja e acha que ficará melhor no template de seu blog. Entenda como funciona cada opção:

  • Guias na parte superior - será criado, em seu blog, uma barra de links embaixo do cabeçalho automaticamente.
  • Links laterais - esta opção mostrará links para suas páginas na Sidebar, ou seja, em sua barra lateral.
  • Não mostrar - esta opção servirá para os templates customizados ou quando você já tiver um outro tipo de menu abaixo do cabeçalho. Se este é o seu caso você deverá vincular sua página manualmente copiando o link da página e inserindo em seu menu.
Para copiar o link da nova página criada clique com o botão direito do mouse sobre o link da página e copie a URL, depois é só colar no código do seu menu.
Mas se o seu template já foi alterado, é antigo ou não é um template padrão do Blogger, como você fará para inserir de forma automática estas páginas? Vamos ver então como fazer:

Tenho um template alterado ou não padrão do Blogger, como eu faço?

Sim, é possível inserir esta funcionalidade em templates antigos do Blogger, naqueles que já foram alterados ou, até mesmo, nos templates você pode fazer o download pela internet e que não são nativos do Blogger.

Se você quiser conhecer alguns ótimos sites para download de templates, o Entenda Web já publicou um artigo sobre o assunto, dê uma olhada em Top 10 sites para download de templates gratuitos para Blogger.

O que você deve fazer agora é, ainda no painel de controle do Blogger, clicar em "Modelo" e depois em "Editar HTML".
Utilizando a pesquisa do navegador, pressionando "Ctrl+F", localize a linha de código abaixo:

<b:include data='post' name='post'/>

Agora cole o seguinte código logo abaixo dela:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;static_page&quot;'>

<b:include data='post' name='comments'/>


</b:if>

Salve e visualize se já está tudo certo em seu blog.

Tudo pronto, as páginas estáticas em seu blog já estão habilitadas. Agora resta você usar a criatividade e usar o recurso de acordo com suas necessidades.

Lembrando de que se quiser fazer downloads de templates para seu blog, conheça nossas indicações em nosso artigo Top 10 sites para download de templates gratuitos para Blogger.

Veja também:
Por que ter um domínio personalizado para o seu Blog?
Como escrever bem em um blog mesmo que você seja um novato

Conheça nossos blogs:
Entenda Games
Kpratu
Belamila

Tags:

20 comentários to ''Como criar páginas estáticas para seu blog do Blogger"

ADD COMMENT
  1. BOA TARDE, GOSTARIA DE PEDIR SUA VISITA E TAMBEM DA SUA OPINIÃO SOBRE MEU BLOG, POIS PRETENDO INSCREVELO PRO ADSENSE. DESDE JA MEU OBRIGADA ASS: NILCE MEU BLOG WWW.NILCEPOLITICADOBEM.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notei também que você não utiliza um sistema de comentários... É sempre bom deixar o leitor expor sua opinião, além de que é uma forma direta de comunicação entre o leitor e o blog ou seu autor.

      Excluir
  2. Olá Nilce,
    Primeiro passo é tirar a navbar, dá uma olhada neste artigo:
    COMO RETIRAR A NAVBAR DO SEU BLOG SEM USO DE CÓDIGOS.
    Seria interessante também mudar o template... Torná-lo mais atraente... Há alguns na internet que você pode baixar e depois customizar...
    A barra da direita é muito larga, sugiro que seja mais estreita, ou então que você utilize um layout com três colunas...
    Como os seus artigos são geralmente extensos e sem imagens, seria interessante um template com a opção "Leia mais..."...
    Outra sugestão é que você poderia ter imagens nos artigos, elas tornam os artigos mais atraentes e prazerosos para o leitor.
    Se precisar de algo pode chamar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Laete pelos conselhos e orientações, conto com sua ajuda.... mais uma vez obrigada por tudo, é um prazer enorme telo como amigo. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Nilce, precisando de algo o Entenda Web está a disposição!!!

      Excluir
    2. BOA NOITE LAERT TUDO BEM? ESTOU AQUI HOJE MAIS UMA VEZ PRA TE PEDIR AJUDA POIS FUI TENTAR FAZER AS CONFIGURAÇÕES NO MEU BLOG E ACABEI POR FAZER UMA LAMBAMÇA RSRSRSR E NÃO CONSEGUI CONSERTAR-LO. PEÇO SUA AJUDA POR FAVOR. PEÇO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO MEU IMAIL PRECIOSADM@GMAIL.COM OBRIGADA AGUARDO CONTATO

      Excluir
  4. Boa noite, estou tentando criar um blog e ao adicionar as páginas elas se repetem como faço para que isso não aconteça. Meu blog é upcuritibana.blogspot.com.br obrigada fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei lá e parece que já está tudo normal. Precisando de algo, estamos aqui!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Valeu amigo, precisando de algo pode contar com o Entenda Web!!!

      Excluir
  6. oi, como faço para adicionar mais de uma pagina no meu menu... exemplo: quero um só de tendências ai toda postagens de tendencias coloco nele. me ajuda helppp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amana,

      O que você precisa é trabalhar com "Marcadores". Irá precisar de código ou encontrar um template onde já tenha isso habilitado.

      Dá uma olhada nesse link que você entenderá mais.
      https://support.google.com/blogger/answer/44498?hl=pt-BR

      Excluir
  7. sera que vc pode me ajudar to tentando redirecionar uma pagina para um marcador ou de alguma forma ,fazer com que a pagina fosse direto quando eu entrasse nela ela iria abrir o marcador mas não consigo vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natsu,

      Pelo que entendi você quer trabalhar com marcadores. Para isso você terá que colocar os marcadores nas postagens e ter uma forma de filtrar. Talvez um template que já tenha essa opção seja uma boa.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Laert, gostaria que fizesse uma visita no meu Blog e me fizesse sugestões e criticas gostaria de organizar melhor e nada como alguém expert como você, tenho tido bastante visitas mas acho que ele esta desorganizado os assuntos na mesma pagina... por favor me oriente.
    meu blog: musicandoEAD.blogspot.com.br


    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gicélia,

      Obrigado pela visita. Estou visitando o teu blog e logo te passo umas ideias.

      Excluir
  10. Olá, sou nova no blog , e estou encontrando algumas dificuldades como em como postar links de coisas na pagina q eu criar, como personalizar meu perfil, e como as pessoas devem fazer para se inscreverem no blog da maneira certa, se não for incomodo de uma olhadinha lá, e se poder dar uma opinião ficarei muito agradecida, desde já agradeço. Abraços
    http://capadavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. olá, sou novo no blog, e queria saber se tem como colocar as postagens mais acessadas em uma página estática e não na lateral do site, o meu site que é um blog de humor é www.giftron.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu queria saber porque as páginas criadas pelo blogger não podem receber comentários. Você poderia me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante na construção deste blog. Comente, critique, opine, participe!